BLOG

Home > Histórias Infantis > João e Maria: uma história de irmãos,…

João e Maria: uma história de irmãos, doces e bruxa

30 de julho de 2017
Nenhum comentário

João e Maria: uma história de irmãos, doces e bruxa

Não é segredo que somos fãs de contos infantis (especialmente quando ganham o toque dos bonecos e bonecas de pano). Além disso, também gostamos de doces e resolvemos juntar as duas coisas para preparar um texto especial para você.

Não está entendendo? Calma que já vamos explicar. A história de hoje tem a ver com dois irmãos e uma casinha feita de bolo, chocolate e jujuba. Se você ainda não matou a charada não tem problema porque já daremos a resposta.

O tema não poderia ser outro: a história de João e Maria. Mas antes de contarmos esse lindo conto, aí vai uma curiosidade: em Portugal os irmãos são conhecidos como Hansel e Gretel. Os nomes, aliás, são bem próximos dos personagens originais, chamados de Hänsel und Gretel.

Bom, mas agora, chega de enrolação e vamos direto ao ponto:

Era uma vez… A história de João e Maria

João e Maria moravam em uma cabana na floresta com seu pai e sua madrasta. O pai era lenhador e esforçava-se ao máximo para sustentar a família. Apesar da dificuldade, os dias seguiam normalmente até que uma crise tomou conta do país em que viviam.

O homem ficou desesperado e resolveu conversar com a esposa. A madrasta de João e Maria era muito malvada e sugeriu ao lenhador abandonar seus filhos na floresta. O homem achou o plano muito cruel, mas acabou sendo convencido a largar as crianças. O que nem ele e nem sua esposa sabiam era que João e Maria ouviram tudinho do quarto ao lado.

Muito triste e desesperada, a menina desatou a chorar, mas seu irmão a tranquilizou dizendo que tinha um plano. À noite, enquanto todos dormiam, ele saiu da cabana para catar pedrinhas brancas.

No dia seguinte, a madrasta acordou João e Maria, deu um pão aos dois e disse que iriam cortar lenha na floresta. Assim, lá foram as crianças e seu pai. Enquanto caminhavam, João ia jogando as pedrinhas, para marcar o caminho.

No meio da floresta, o pai acendeu uma fogueira e pediu para os dois esperarem lá, pois ele precisava cortar algumas lenhas. Como o pai não retornou, eles resolveram voltar para casa. Para encontrar o caminho de volta foi muito fácil, pois João e Maria utilizaram as pedrinhas jogadas pelo menino.

E a madrasta de João e Maria, como reagiu?

Bom, o pai ficou imenso de alegria, mas a mulher, como você deve imaginar, ficou irritadíssima. Como a situação no país só piorava, a madrasta voltou a ter a ideia de mandar os dois para um lugar ainda mais longe.

Dessa vez, João não conseguiu juntar as pedrinhas e, no lugar delas, jogou migalhas de pão pelo caminho que iam percorrendo. Como ocorreu na outra ocasião, as crianças foram deixadas no meio da floresta e, ao contrário do que havia acontecido antes, não conseguiram voltar para casa: os passarinhos haviam comido todas as migalhas.

O que aconteceu com João e Maria?

Após andarem três dias e três noites pela floresta, João e Maria encontraram uma casinha com telhado de chocolate, paredes de bolo e janelas de jujuba. Com muita fome, os dois decidiram comer a casa, até que de lá saiu uma velha de bengala, fingindo ser boazinha (mas na verdade era uma bruxa malvada).

A mulher prendeu João e o mantinha alimentado, pois dizia que iria comê-lo. Um dia, Maria resolveu jogar a bruxa na panela. Com a bruxa “presa” os dois conseguiram fugir levando muita comida e algumas joias com eles.

Após vários dias, encontraram o caminho de volta para casa. Lá chegando, o lenhador mal conseguiu acreditar no retorno dos filhos e ficou feliz da vida.

Gostou da história?

Assim terminou a história de hoje, com dois personagens conhecidos nossos. João e Maria fazem parte dos contos infantis e agora você pode contar às crianças (uma ótima ideia, não é mesmo?). Lembre-se que isso ajudará os pequenos a trabalharem a imaginação, o que é ótimo para o desenvolvimento cognitivo deles.

Chegamos ao fim, mas fique à vontade para nos contar que história você gostaria de ler aqui. Será um prazer reviver mais um conto infantil com você. Ah, e não esqueça: fique à vontade para compartilhar o conto de João e Maria com suas amigas!

Aproveite que você está aqui e veja que gracinha é o nosso João de pano:

Sobre o Autor:
parecegente
< Voltar